13 de jun. de 2009

Glossário

TERMOS ARQUIVÍSTICOS

Espécie: disposição e natureza das informações do documento, onde mostra o que ele representa. Exemplo: carta.

Forma: preparação e transmissão do documento, relacionada com o estágio do documento em trâmite. Exemplo: original ou cópia.

Formato: configuração assumida pelo documento quanto a sua forma física. Exemplo: livro.

Gênero: designação do documento segundo os signos de comunicação. Exemplo: textual.

Sinais de validação: elementos que atestam a autenticidade do documento.

Série: sequência de documentos de mesma função, atividade, assunto ou tipo documental.

Suporte: material em que a informação está fixada. Exemplo: papel.

Tipo documental: a função do documento no contexto arquivístico, apoiado à sua espécie.

Trâmite: fluxo por onde passou o documento.

TERMOS BANCÁRIOS

Ação: Título negociável que representa a menor parcela em que se divide o capital de uma sociedade anônima. As empresas eventualmente emitem ações para aumentar seu capital social. Os recursos levantados normalmente são utilizados em futuros investimentos.

Conta Corrente: Conta corrente é o principal produto dos bancos. Através dela, você movimenta seus recursos, contrata outros produtos, faz investimentos, adquire empréstimos, etc...

Caderneta de Poupança: Depósito de poupança, em dinheiro, que acumula juros e correção monetária, cujos recursos são destinados ao financiamento da construção e da compra de imóveis.

Certificado de Depósito Bancário (CDB): Título emitido por bancos de investimento e comerciais, representativo de depósitos a prazo.

Letras Hipotecárias:Título de crédito, emitido por sociedades de crédito, financiamento e investimento, utilizado para o financiamento de crédito direto ao consumidor.

Swap: Troca feita entre moedas diferentes e efetuada entre bancos por meio de um jogo cruzado de escrituras, com concordância prévia e cláusula de resgate ( venda com promessa de recompra). Saca-se sobre um crédito, e o direito ao saque é reconstituído em seguida, em curto espaço de tempo.

Taxa de Juros: É o custo do dinheiro no mercado. O BACEN é o órgão regulador da política de juros. Quando a taxa de juros está alta é sinônimo de falta de dinheiro no mercado. Ao contrário, quando está baixa, é porque está sobrando dinheiro no mercado. A taxa de juros é um dos mais importantes indicadores de política monetária.

Taxa Selic: É a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos. Também é conhecida como taxa média do over que regula diariamente as operações interbancárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário